Nele, é gerada a dúvida: O homem de Neandertal podia falar? Foi o homo sapiens o primeiro a ter o dom da fala? Os pesquisadores coletaram pistas para descobrir essas questões. Tudo indicava que eles teriam essa capacidade, por serem evoluídos e muito semelhantes a nós.
Graças à evolução do pensamento científico, muitas pesquisas puderam ser feitas acerca do assunto, inclusive um crânio de Neandertal foi restaurado e estudado por um cientista, que analisou a posição dos ossos, associando à habilidade da fala. É descoberto que o osso hióide, responsável pela fala, encontrava-se não só nos Neandertais, mas também em fósseis anteriores, o que nos permitiu dar um "salto" gigantesco nessa "viagem" que o filme nos leva, de quase 2 milhões de anos.
Mas para ter a capacidade de falar não é necessário apenas ter órgãos de fonação, mas também saber controlá-los, e ter a habilidade de associar sons a objetos e significados.
Eram criadas ferramentas padronizadas naquela época, e são um sinal importante da comunicação, realizada provavelmente pela linguagem. Afinal, era necessário transmitir o conhecimento um ao outro. Isso também mostra a capacidade criativa que eles possuíam, fazendo criações abstratas com os meios que possuíam.
A linguagem era utilizada para contar histórias, o que foi essencial para se estabelecer uma cultura, um estilo de vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário